NB Tech - Tecnologia na Núcleo Base - 19/10/2010

VUVUZELAS, quer se livrar do barulho delas durante os jogos na TV? Como tirar o volume delas, ou pelo menos dimuir, abafar, durante as transmissões na TV?
O maior símbolo dessa copa do mundo é com certeza vuvuzela - aquela corneta com barulho insuportável. Não tem para a Jabulani (a bola da copa) ou o Zakumi (o mascote - sabia que a copa do mundo tem um mascote?). A estrela é mesmo a vuvuzela, a enchedora de saco e destruidora de tímpanos vuvuzela. Os africanos não vão retirar da copa - dizem que faz parte da cultura deles. Desde quando? 

Se fosse tão bom assim, a FIFA não distribuiria protetores de ouvido (tapa-ouvidos) para os torcedores no estádio. Mas nem tudo é tristeza. Se você vai assistir aos jogos na TV (como assim, posso assistir de outro jeito? SIM !!! Clique aqui para ver como), há a possibilidade de abafar e até anular o zumbido infernal desta corneta. Vamos então ao que interessa: como fazer isso?


1) Mudar a frequencia do som na TV:
A frequência das vuvuzelas fica em torno de 235Hz, então entre nas configurações de audio da sua TV, e na parte da equalização (talvez equalizador gráfico) encontre o a frequência de 300Hz. Daí é só diminuir o máximo possível dessa frequência. Se o som das vuvuzelas continuar após isso, pelo menos irá ficar abafado, talvez, dando a sensação que não estão presentes.  


2) Filtro Anti-Vuvuzela:
Se depois de alterar a frequência, você ainda está prestes a ter um infarto com a cornetinha da áfrica, você pode entrar no site www.antivuvuzelafilter.com  e por 2,95 euros pode comprar um filtro que anula o som das frequências das vuvuzelas simplesmente gerando outro ruido contra. Coloque o computador a tocar esse ruido, que ira neutralizar o querido e gostoso som desse maravilhoso artefato africano.


Já não basta ter que aguentar alguns narradores (vocês devem saber de quem falo), aguentar também um barulho ensurdecedor de até 140 decibéis (que é o mesmo que estar em um show de rock, em frente aos amplificadores) é demais né. 


Mas se você estiver vendo o jogo da copa na casa da sua sogra, então vá até o computador, ligue o som e coloque no máximo, clique em www.spitorswallow.co.za/blowme.php e toque uma vovuzela no computador até não aguentar mais. Mas faça isso na casa da sua sogra ou do seu cunhado apenas ...


Aproveite as dicas da nossa coluna de tecnologia da Rádio Núcleo Base - a rádio diferente. NB Tech, por Cristofer Duff.

http://radionucleobase.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Radio Nucleo Base

↑ Veja as Noticias que rolam na Radio Nucleo Base - a radio diferente...

» NB News