21 de março - começou o outono e outras mudanças

É hora de mudanças. A natureza exige. Começou ontem, em 20/03, o outono E hoje, dia 21 de março é marco de um certo recomeço. No sul do Brasil, as manhãs estão frias e o dia segue quente. Temos mais vontade de tomar café, por exemplo. As folhas estão preparando sua mudança - algumas começam a ficar em tons de amarelo e vermelho. A natureza mostra seu poder. 


Mas revisando o que já aconteceu nesta data - 21 de março - percebemos que a natureza humana também mostra seu poder e que também tem seu lado obscuro. Coisas boas e ruins marcam esta data, como podemos ver a seguir...



Em 2006, nascia o Twitter. O microblog de sucesso, com milhões de seguidores, que está presente no dia-a-dia de usuários e empresas. Com suas facilidades e velocidade de comunicação e crescimento constante. Um pulo para outro modo de ver a internet. Também é data de nascimento de Johann Sebastian Bach (1685) e Airton Senna (1960), e em 1960 Brasilia é inaugurada como capital brasileira. 


Hoje também é o Dia Internacional da Floresta. Mas, apesar de várias iniciativas ao plantio de árvores nativas por todo o mundo, o lado humano desmata e acaba com as florestas de maneiras inconcebíveis. O lado natural e o lado humano, que deveriam seguir o mesmo fluxo, acabam se separando como água e óleo. E isso continua. 


Esse dia também é lembrado por ser o Dia Internacional da Síndrome de Down. Muitas pessoas que tem essa sídrome, hoje já são membros ativos da sociedade. Não são mais vistos como pessoas a parte. E isso pode ser considerado uma vitória. Uma vitória para uma sociedade que vive em seus preconceitos.


E hoje também é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. O que pensar sobre isso? Nós, humanos, iguais, deveríamos pensar em sermos discriminadores ou discriminados? O que pensam os que são discriminados? E os discriminadores? Raças - e porque não dizer crenças, condições sociais e muitos outros fatores que também levam a discriminação - seriam fatores que levam seres humanos, COM O MESMO DNA, a serem tratados como inferiores? Como hoje é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é bom pensarmos um pouco. 


Em 21 de março de 1960, em Johannesburgo (capital da Africa do Sul), 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 


Veja isto que aconteceu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (novamente) e Londres. Uma senhora BRANCA que deveria ter uns 50 anos ao dirigir-se para sua poltrona, senta-se e ao virar-se, percebe que o assento ao lado está ocupado por um negro. Ela se assusta, chama a aeromoça. A aeromoça pergunta qual é o problema, essa senhora diz: "Você não está vendo? Você me colocou ao lado de um negro e eu não consigo ficar ao lado desse tipo de pessoa. Me dê outro assento". A senhora já estava transtornada. A aeromoça pediu calma, avisou que os assentos do vôo estavam ocupados, mas que ela veria o que poderia fazer. Ao voltar a aeromoça diz: "Como eu suspeitava, não há lugar disponível na classe econômica e nem na classe executiva. Contudo, há um assento na primeira classe". Enquanto a senhora olhava, a aeromoça continuou: "É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de alguém tão execrável". E, dirigindo-se ao negro, a aeromoça continua: "Portanto, se for de sua vontade, pegue seus pertences, porque o assento na primeira classe está à sua espera". Os passageiros, que já estavam atordoados vendo aquilo, levantaram-se e bateram palmas. 


Simples, inusitado, mas com grade capacidade de levar outros a pensar em suas atitudes diárias. O que você faria se fosse a aeromoça? O que você faz quando presencia cenas de discriminação - seja de que tipo for? Você já teve alguma reação ou atitude racista?


Lembre-se que, assim como o outono chega e a natureza muda, todos podemos - e as vezes precisamos - mudar.


Por Ziggy Stardust para a coluna Conta-Gotas da Rádio Núcleo Base - a rádio diferente.



Um comentário:

Anônimo disse...

Amei a forma como foi colocada a necessidade de mudança e toda cultura apresentada! Parabéns!
Grande abraço de uma récem chegada ao canal e rádio Núcleo Base.
Wilza Santos (São Paulo-Capital)

Postar um comentário



Radio Nucleo Base

↑ Veja as Noticias que rolam na Radio Nucleo Base - a radio diferente...

» NB News