Luto. Morre Jon Lord, um dos fundadores do Deep Purple ...

Jon Lord - Fundador e Tecladista do Deep Purple morre na manhã de hoje.


Hoje, segunda-feira, o mundo da música perda um dos autores do maior riff de guitarra de TODOS os tempos - Smoke on the water - o grande JON LORD. Com 71 anos e uma luta contra um câncer no pâncreas, Jon Lord foi pego de maneira cruel por um embolia pulmonar, em Londres...

Lord começou a tocar piano aos 5 anos de idade, mas começou a carreira em grupos de jazz e rhythm & blues e tocou em muitas bandas britânicas.

Em 1968, Lord fundou a banda de rock inglesa Deep Purple - uma das referências do rock até hoje. Ao lado do baterista Chris Curtis, que logo deu lugar a Ian Paice. Ao lado de Ian Gillan, Ritchie Blackmore e Roger Glover, Lord e Paice ajudaram a criar as bases do hard rock e do heavy metal. Ficou no Deep Purple até 1976. Depois voltou ao Deep Purple nos anos de 1984 até 2002.


Lord ainda participou de grandes bandas como a Whitesnake, Paice, The Artwoods e outras, além de ser pioneiro na fusão do rock com música clássica.


Lord é conhecido por produzir ao lado de Ian Gillan (principal vocalista do Deep Purple) o lendário Concerto for Group and Orchestra, um verdadeiro espetáculo de música clássica tocada pelo Deep Purple e a Orquestra Filarmônica Real de Londres, em 1969 e repetida em 1999, no Royal Albert Hall, desta vez pela Orquestra Sinfônica de Londres. Virou um disco e turnê mundial, que chegou no Brasil em 2000.


Com o Deep purple, Lord compôs as clássicas Smoke on The Water, Chasing Shadows, Highway Star, e ainda foi responsável pelo explêndido riff de Child in Time (uma das melhores do Deep Purple com certeza). O Rock, Blues progressivo e a música clássica no Deep Purple, renderam mais de 150 milhões de discos no mundo todo.

Entre 1969 e 2011, Lord lançou 19 álbuns de música orquestral, solo ou ao lado do Deep Purple. O último album foi Jon Lord Live (Bucharest 2009). Ainda em 2009, o músico apresentou o Concerto For Group And Orchestra na Virada Cultural de São Paulo, junto a Orquestra Sinfônica Municipal.




Lord foi condecorado em 2010 como membro honorário da Stevenson College, nos Estados Unidos. Em 2011, ele também foi homenageado com o título de doutor honorário em música na Universidade de Leicester, cidade onde nasceu em 9 de junho de 1941.
Em agosto de 2011, Lord revelou aos fãs que estava sofrendo de câncer no Pâncreas. No seu site, comunicou: "Gostaria que meus amigos, seguidores e fãs soubessem que estou lutando contra o câncer e, por isso, farei uma parada em minha carreira enquanto faço o tratamento para buscar a cura". E hoje, aos 71 anos, após uma longa batalha contra o câncer, cercado por sua "amada família", ele se foi. O mundo perdeu um dos grandes inspiradores do VERDADEIRO ROCK. Luto na música de qualidade.

Nós, da Rádio Núcleo Base, estamos tristes e queremos compartilhar o sentimento de tristeza com nossos ouvintes e leitores de nossas colunas. Iremos tocar muito, como sempre tocamos, os trabalhos de Jon Lord, tanto solo como em suas bandas. É um prazer podermos tocar músicas como "Child in Time" deste grande gênio. Além do luto, fica nosso muito obrigado...

by Cristofer Duff. Coluna Keep Rocking na Rádio Núcleo Base - a rádio diferente... E clique no Play ...




Um comentário:

Anônimo disse...

RIP Jon Lord. O cara fez o riff do smoke on the water. Era muito bom mesmo. Caras assim fazem falta

Postar um comentário



Radio Nucleo Base

↑ Veja as Noticias que rolam na Radio Nucleo Base - a radio diferente...

» NB News