18 de outubro: dia de Chuck Berry e dia do Rock. Por que?
Pai do Rock and Roll
Em 18 de outubro 1926 nascia Charles Edward Anderson Berry ou como conhecemos, o grande Chuck Berry, em Saint Louis EUA. Considerado o PAI (ou um dos pais) do Rock N Roll, foi ele quem deu o verdadeiro motor de impulsão ao estilo musical.
Continue lendo clicando aqui ...
Desde jovem, Chuck Berry tocava e foi ele quem fez a mistura do blues, country, música gospel e do folk começarem a funcionar no explosivo Rock and Roll. No novo estilo musical as letras do Rock N Roll falavam do cotidiano dos ouvintes, carros, garotas, e conflitos de geração. O mestre Chuck Berry foi o primeiro rockeiro a pregar o amor como diversão sem compromisso, tudo com muita presença de palco e estilo.
O cara
Mais do que cantar Berry tocava guitarra como um demônio, gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk". Era muito mais do que um simples cantor, músico ou poeta. Chuck Berry foi o primeiro artista de rock completo.
A estrada do sucesso
Em 1952 Chuck já tocava profissionalmente, numa banda de blues e country chamada Chuck Berry Combo, onde os integrantes eram Johnnie Johnson (o homenageado oficial da música Johnny B. Goode) e Eddie Hardy (baterista). Apadrinhado por Muddy Waters, Chuck Berry gravou 2 músicas na Chess Records (juntamente com o pianista Willie Dixon): Ida May (pouco mais tarde regravada como Maybellene) e Wee Wee Hours. O single chegou ao número 5 nos Estados Unidos. Era o começo do sucesso. Menos de um ano após isto Berry já vendia mais discos que todo o elenco de músicos da gravadora Chess.
Os grandes sucessos de Chuck Berry estão nesse início de carreira: Johnny B. Goode (em homenagem a Johnnie Johnson), School Day's (fartamente coverizada até hoje), Roll Over Beethoven, e outras tantas. E pode até hoje se vangloriar por suas músicas serem autorais. E em 1986 Chuck Berry entrou para o Rock and Roll Hall of Fame. Sucesso completo. E não é só passado. Ele ainda teve 6 de suas músicas incluidas na lista das 500 melhores canções de sempre da Revista Rolling Stone. E "Johnny B. Goode" a sétima da lista. Acha pouco? Então se liga: "Johnny B. Goode" é um dos sons humanos levados pelas naves Voyager 1 e 2 para o espaço, caso haja contato com seres extraterrestres.
by Cristofer Duff. Coluna Keep Rocking na Rádio Núcleo Base - a rádio diferente... E clique no Play ...
2 comentários:
Esse cara é um dos grandes. Otima matéria. Parabéns. Julio
Grande mestre Chuck Berry! Só podia ser aqui mesmo na RADIO NUCLEO BASE!
Postar um comentário