Você conhece a foto mais pirateada no mundo?

Em todo lugar que vamos, todo o site que visitamos, as fotos estão lá. E as imagens tem os donos de seus direitos. Se estes direitos fores desrespeitados, é pirataria. Então, você sabe qual é a foto mais pirateada de todos os tempos no mundo ?

Essa foto de Ernesto Che Guevara, o revolucionario comunista que faleceu em 1967, é a foto mais pirateada de todos os tempos. 


Sempre podemos ver essa foto estampada em vários objetos de consumo como camisetas, bonés, tênis, broches e até torradeiras. 


O fotógrafo responsável pela foto, e detentor dos direitos, o cubano Alberto Díaz Gutiérrez, conhecido profissionalmente como Alberto Korda. Korda faleceu em 2001, mas se engana quem pensa que ele ganhou, faturou com essa foto. A única coisa que ele realmente ganhou com essa foto, durante todos os em que se usou a foto em vários produtos, foi um processo publicitário, contra a Smirnoff (bebidas alcoólicas), que utilizou sua foto em campanha publicitária sem autorização de Korda.




Essa era a foto original. A foto foi batida em 05/03/1960, durante o funeral das vítmas de um atentado em Cuba, mas só ficou famosa 7 anos depois. Ela foi publicada apenas 7 anos depois e um italiano, chamado Giangiacomo Feltrinelli, recortou as laterais da foto, deixando apenas a foto que conhecemos, e começou a pirataria. Após a morte de Che Guevara, em 1967, espalhou a foto em cartazes pelas selvas bolivianas. Esse italiano lucrou com a foto, mas o fotógrafo, Korda não. É um a pena.


Nesta foto Korda está analisando seu trabalho, sua foto, estampada em uma uma nota de 3 pesos cubanos. Será que ele recebeu alguma coisa por isso?


Leia a notícia na íntegra aqui.


Gostou? Comente, deixe seu comentário. A coluna Conta-Gotas, de assuntos variados da Rádio Núcleo Base - a rádio diferente, é feita por vários colunistas que expressam opiniões e mostram assuntos importantes e utilidades (as vezes nem tanto) para que você, leitor e ouvinte da rádio diferente, possa aproveitar.


Cristofer Duff.  
O post original dessa matéria está aqui, do site caixa pretta.


Rádio Núcleo Base - a rádio diferente ...  Sempre ....
http://radionucleobase.blogspot.com



Um comentário:

CostaBritto disse...

acredito eu que cada um tem um pouco do personagem por isso que cada um se identifica com ele, é a bandeira que todo mundo quer estiar mas tem medo,e que nem a pirataria!

Postar um comentário



Radio Nucleo Base

↑ Veja as Noticias que rolam na Radio Nucleo Base - a radio diferente...

» NB News