O Celular pode modifcar a maneira que o cérebro funciona. O que você acha disso?

O jornal americano da associação médica do país (JAMA) estudou como o uso do celular poderia afetar o cérebro (algumas pessoas tem o costume de dizer que funcionaria como um micro-ondas nos neurônios). Mas o que o estudo revelou?
Primeiro, quem, como eu, acompanhou a entrada do celular nas nossas vidas, ainda acha estranho olhar para trás e ver quanta falta fazia e o quanto ele é importante hoje (e não é tanto tempo assim). Hoje o celular está por todo o lado.
 Em alguns lugares ainda não há cobretura das operadoras, como mostra a placa, mas o celular está por todo o lado em em todo o canto, até mesmo entre as crianças.

E como sempre, é importante sabermos o que o seu uso contínuo pode causar. E esse estudo do JAMA nos mostra a ação do uso continuo do celular no cérebro.
A pesquisa foi feita durante um ano utilizando tomografias especiais para registrar a ação do cérebro com o uso do celular. Cinquenta pessoas vendadas ficavam com dois celulares silenciados, um de cada lado da cabeça.

Receberam um contraste para verificar onde aconteceria a atividade cerebral e ficavam por quase uma hora com os celulares em processo de ligação. O que o estudo mostrou foi que há um aumenta na atividade metabólica do cérebro durante as ligações. Essa atividade diminui se o celular for colocado no viva-voz.

Mas, segundo os médicos, nada preocupante. A atividade que o celular gerou é menor do que acontece quando o cérebro se ativa por alguma atividade visual. Portanto, segundo eles, o cérebro não é afetado por doenças, como o câncer.
Não sei quanto a você, mas eu prefiro pensar que não é tão seguro assim. Afinal, esse é um dos primeiros estudos nessa área. Antigamente, até o fumo era seguro, afinal era vendido e admirado. Somente depois, com o tempo, é que foi realmente verificado o que poderia acontecer.

E hoje tem o apelo comercial muito forte. A indústria de celulares e smart fones é uma das que mais cresce anualmente. Pessoas que eram privadas dos telefones, devido ao seu custo, instalações, hoje até em lugares mais remotos, podem se beneficiar com o celular. Hoje a popularização e os custos estão cada vez mais atrativos e pessoas tem mais de um celular em uso.

E não podemos mais viver sem os celulares. O melhor ainda é usar com cautela. Por exemplo, se puder, utilize um fone para mantê-lo longe da cabeça. Homens que utilizam nos bolsos podem se preocupar, afinal ela gera radiação e ...
Mas nada de pessimismo. Como cuidados nunca são demais, aplicando alguns, não há o que temer. E o celular é um grande aliado em tudo. A tecnologia está aí. Vamos aproveitar.

Mais uma dica da Coluna Conta-Gotas da Rádio Núcleo Base - a rádio diferente, por Ziggy Stardust.
Fonte Jounal of the Medical Association e o site aqui.

Gostou? Tem algo a acrescentar? Comente e participe. A Rádio Núcleo Base - a rádio diferente - também é feita por você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Radio Nucleo Base

↑ Veja as Noticias que rolam na Radio Nucleo Base - a radio diferente...

» NB News