METAL - Rolo Compressor - Evoluir é retroceder ? por Pedro Humangous

Coluna Rolo Compressor

"Evoluir é Retroceder ?"

Todos sabemos que quando se trata de fãs de Heavy Metal, estamos lidando geralmente com pessoas apaixonadas pela música pesada e extremamente dedicados às bandas que mais gostam. Normalmente temos a tendência de gostarmos de certo estilo e odiarmos o restante. Dificilmente um headbanger admite “frescuras” e modernidades agregadas ao som violento e rápido como o metal deveria ser. Será mesmo? 

O que temos visto ultimamente é uma avalanche de bandas novas, arriscando mudar drasticamente o metal, sendo ele cada vez mais híbrido, uma mistura de tudo, formando uma nova legião de seguidores, assim como uma de odiadores. Fãs mais fervorosos acreditam que o verdadeiro metal é aquele praticado pelas bandas clássicas, e nada irá superá-las e tudo que vem depois é simplesmente lixo. Outros com a mente um pouco mais aberta, com certeza sabem o valor que essas bandas tiveram e ainda tem para a cena, porém, acreditam que a evolução é necessária para que a música continue interessante, com algo ainda a oferecer. 
Um exemplo recente disso é o novo álbum do Iron Maiden, o The Final Frontier. Quem os acompanha desde os anos 80 torceu o nariz com vontade para esse novo direcionamento tomado pela banda. Já para muitos outros, esse é um disco excelente. Quem está certo afinal? Creio que ninguém e todos ao mesmo tempo. Gosto é gosto, e o principal é saber respeitar. 
A questão aqui é: a evolução é bem aceita ou não? 
Kiko Loureiro, por exemplo, lançou um tempo atrás um disco solo chamado Universo Inverso que misturava suas influencias de música brasileira, jazz, samba e rock. Novamente, um divisor de opiniões. 
Minha banda favorita, o Opeth, é mestre nisso; consegue aliar o peso extremo do Death Metal com passagens extremamente belas no violão, vocais limpos e guturais caminhando lado a lado fazendo uma transição perfeita entre eles. Muita gente ama, muita gente odeia. 
O tal do Nu Metal também veio, fez barulho e trouxe grandes bandas como o Slipknot e o Disturbed, por exemplo.
 O Metalcore é outro estilo que apareceu recentemente, misturando o Metal com o Hardcore e que também fez bastante sucesso, principalmente nos Estados Unidos.
A onda do momento é o Deathcore. Confesso que o som me agrada bastante, mas o visual dos integrantes das bandas é que incomoda um pouco. Não condiz com o som que apresentam. Uma sonoridade tão brutal e técnica, tocada por garotos de franjinha e camisas pólo xadrez?
Tatuagens até o pescoço literalmente e óculos de grau? É como se a banda Restart resolvesse fazer um som pesado e extremo. Meio estranho, mas acho que isso é mais uma das evoluções sofridas com o tempo. Vale lembrar que evolução não significa progresso. Pode-se evoluir algo para melhor como para pior. Não estou aqui para julgar ninguém, nem dizer o que é certo ou errado, apenas mostrar uma questão para pensarmos e analisarmos o som que tanto amamos e enxergar o que ele foi, o que é, e o que poderá ser em breve. Continuo confiante. Vida longa ao Heavy Metal!

5 comentários:

Anônimo disse...

Tambem acho que nem sempre evoluir é melhorar mesmo. Valeu pelas dicas. Zeu

Anônimo disse...

Cara, vc tem razão. Não da para misturar as coisas. Esses caras de agora, como restart, estão mais para Tiririca que qualquer outra coisa. Joe

W.Vorphy disse...

Isso Mesmo Metal é Metal Apesar de Ser um Cara Bem Eclético Tem Coisas Que Estragam O Nivel Do Estilo ! Curto Metal Em Varias Tendencias Tipo Death Metal, Thrash, Progressive Metal (Os Mais Extremos)Speed,Doom, E Claro O Mais Tradicional e puro Metal Na Linha Iron,Judas, Accept entre Outros .... Mas é isso ae Sem Misturebas Pra num perder a sua Essência ! Hail... Metal Rules !
W.Vorphy
http://darkentriesbizarre.blogspot.com/
http://brutalitynoisegraveyard.blogspot.com/

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima. As "misturebas" nem sempre ficam boas. O bom é a essência. Vida longa ao metal. Hermes

Aldo Management disse...

Saudações Banda Harppia !

Excelente trabalho e dedicação ao mundo do Rock da Radionucleobase.

Sensacional ! Estamos juntos !

Postar um comentário



Radio Nucleo Base

↑ Veja as Noticias que rolam na Radio Nucleo Base - a radio diferente...

» NB News