NB Tech - Tecnologia na Rádio Núcleo Base - Virus Stuxnet - Cuidado

Você já ouviu falar em Stuxnet ?


E seu eu lhe disser que esse é o vírus mais temido da atualidade? Você ainda acha que um vírus simplesmente rouba informações de computadores? Se sua resposta for sim, você está muito enganado. Saiba porque é importante se proteger desta praga e como fazer, agora aqui ...

No final do mês de setembro de 2010, o Irã confirmou ataque cibernético contra seus sistemas industriais, como a usina nuclear Bushehr. Qual o objetivo? 
Segundo alguns analistas ocidentais, o objetivo era tentar barrar, travar o programa nuclear iraniano. Isso foi confirmado pelo ministro das telecomunicações iraniano, Reza Taghipour. E apenas 4 dias depois, o mesmo aconteceu na China, onde foi atacado o sistema fundamental de indústrias, segundo o jornal South China Morning Post. E 2 dias após, foi anunciado que o ataque foi a indústria da Alemanha, em centrais elétricas, indústrias químicas e plantas de produção industrial segundo o jornal Süddeutsche Zeitung em sua edição na internet. Em países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Índia, Indonésia, Paquistão, também foi confirmado que milhares de computadores estão infectados.


Quem foi o culpado? O vírus STUXNET. O Stuxnet é um vírus tipo Trojan, que invade sistemas através de portas USB (conforme percebido nos ataques no Irã) e explora um falha, uma vulnerabilidade no windows, e então começa a se replicar. Acaba por atingir os sistemas de controle da Siemens (SCADA), que são do tipo WinCC. 
O Stuxnet faz uma ponte entre o computador que está infectado e um servidor remoto que recebe informações, pesquisas, projetos, relatórios e ainda pode permitir o acesso remoto as configurações do software. Imaginem só, qualquer um com controle sobre este servidor remoto pode, através do controle do software da Siemens, desligar a energia elétrica, ter controle sobre o abastecimento de água ou quem sabe, ativar uma ogiva nuclear. Impossível? Será possível?


O que se sabe é que esse virus é muito complexo e sofisticado e que começou a ser criado há decadas por técnicos da própria Siemens. Quem o desenvolveu com certeza não foi nenhum hacker domésticos, por causa de sua complexidade e conhecimento dos alvos. Muitos já concordam que deve haver financiamento de governos por trás. Alguns governos já disseram que estão se preparando para enfrentar uma nova ameaça, a GUERRA CIBERNÉTICA, como nunca visto antes. 
Se foi financiado por algum governo, afinal atacou instalações nucleares e há essa probabilidade, além de guerra temos o novo TERRORISMO Cibernético. Imaginem só, os computadores, inclusive os pessoais como o meu e o seu, podem representar neste cenário, homens-bomba ou transportadores de armas, levando e trazendo-as para os outros através da infecção do Stuxnet.


Nos anos 90 os hackers e crackers em sua maioria, invadiam os computadores domésticos, roubando informações. Nos anos 2000 a coisa ficou mais complicada, quando estes atacavam instituições, alteravam dados e roubavam de bancos, tiravam e desviavam dinheiro de contas. Mas agora o objetivo é terrorismo através de ataques. 


Como podemos nos proteger disso?  A empresa bitdefender disponibilizou uma vacina gratuita para este virus. Clique aqui e baixe, descompacte e execute. Selecione a opção Full System Scan e rode. Assim será verificado todo o seu computador e todos os arquivos. Faça isso !!! Não espere ficar infectado e tenha sempre seu anti-virus atualizado. O mesmo serve para o windows. Alguns preferem desabilitar a atualização automática no windows, então entre em windows update e execute as atualizações. Faça sua parte.


Creative Solutions Developments
Soluções Criativas e Eficientes em T.I. e desenenvolvimento de softwares.
e-mail e msn:  suporte.creative@gmail.com  
http://radionucleobase.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Importante mesmo, já vou baixar a vacina e aplicar no meu computador. Obrigado.

Postar um comentário



Radio Nucleo Base

↑ Veja as Noticias que rolam na Radio Nucleo Base - a radio diferente...

» NB News