Hoje, 13 de julho, é o dia mundial do ROCK. Sabem o porque? Quando e como nasceu o ROCK AND ROLL?
The Craddle of Rock - Cristofer Duff
O Rock, ou Rock and Roll, ou rock 'n' roll, é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos entre os anos 1940 e 1950, quando misturaram vários outros estilos, tanto de raiz negra como o rhythm and blues, com música branca, como o country. Os assuntos que permeam as letras, desde o seu nascimento, são gírias, amor, sexo, dança e carros. A forma , Estrutura e a instrumentação do blues, formou esse novo gênero que conquistou espaço rapidamente na cena jovem americana, demonstrando vigor e atitude, e mostrando uma nova cara para música.
Mas três anos antes da gravação de “(We’re Gonna) Rock Around the Clock”, o Dominoes, o mais famoso grupo negro dos Estados Unidos na época, lançou “Sixty Minute Man”. Segundo o escritor e historiador Nick Tosches, este foi o primeiro disco realmente de rock'n'roll a entrar nas paradas de sucesso. Na verdade, desde os anos 40 a música popular negra norte-americana já se aproximava do rock'n'roll. Outro disco de autêntico rock lançado por um grupo negro em 1951, portanto três anos antes do rock branco de Bill Halley, foi “Rocket 88”, pela banda de Ike Turner. Mas tanto para o Dominoes quanto para Ike Turner, e tantos outros negros que já faziam rock’n’roll nos Estados Unidos, a cor da pele era um obstáculo para serem reconhecidos e conquistarem o mercado dominado por uma cultura branca e preconceituosa.
Assim, o rock nasceu verdadeiramente em algum momento entre 1951 e 1954. Mas até chegar lá, houve um longo processo de gestação que começou na virada do século 19 para o 20, com os primeiros acordes do jazz de Nova Orleans e do blues do Delta do Mississipi. Nick Tosches mostra que o termo rock’n’roll começou a ser empregado na década de 20 em alguns blues com uma conotação claramente sexual, como na gravação do Southern Quartet para “My Man Rocks Me (With One Steady Roll)” – algo como “Meu Homem me Balança (Com um Ritmo Forte). Nas décadas seguintes o uso do termo como metáfora sexual ou como um ritmo sensual se espalhou e tornou-se popular entre os negros norte-americanos e comum nas canções de blues, jazz e jump-blues. Paralelamente, a música country começou também a caminhar em direção ao rock’n’roll. No começo dos anos 50, todos esses gêneros por diferentes caminhos já haviam se entrelaçado e constituído um novo e poderoso estilo na música popular.
A partir daí, o Rock tomou forma e influenciou de várias maneiras o mundo todo. Abalou as estruturas de todas as classes sociais e ninguém mais ficava parado. A adolescência constituiu-se então como um fenômeno cultural, identificada com a contestação dos valores dominantes, com o questionamento das autoridades dos pais e das instituições (família, escola, religião etc) e com a busca da liberdade em todos os campos, no amor, no sexo, na linguagem, no trabalho. O rock era perfeito como trilha sonora para a adolescência. Ele era profano, sensual, rebelde e provocativo o bastante para expressar todas as aspirações da juventude.
O "inventor" do termo rock and roll e grande responsável pela difusão do estilo foi o disk jokey Allan Freed, radialista de programas de rhythm and blues de Cleveland, Ohio, que primeiro captou e investiu na carência do público jovem consumista por um novo tipo de música mais energética e primeiro percebeu o potencial comercial da música negra.
O termo rock and roll era uma gíria dos negros americanos, referente ao ato sexual, presente inclusive em muitas letras de blues (a exemplo de My Daddy Rocks Me With a Steady Roll da cantora Trixie Smith, de 1922). Allan Freed foi o responsável por usar o nome sonoro para denominar o novo estilo musical em que estava investindo.
Em 1951 Allan Freed criou o programa Moon Dog Show mais tarde renomeado para Moon Dog Rock and Roll Party ao mesmo tempo em que promovia festas de dança com o mesmo nome, movidas inicialmente a blues e rhythm & blues e mais tarde pelo rítmo que havia ajudado a definir e divulgar. Suas festas apesar dos constantes atritos e reclamações por parte das autoridades eram um sucesso. Tumultos lhe valeram dezenas de processos por incitação à violência.
Assim nascia o ROCK AND ROLL ...
Se o ROCK não tem data exata de nascimento, o dia para comemorarmos é 13 de julho - o dia mundial do ROCK. Bob Geldof, músico, cantor e compositor irlandês (você assistiu o filme Pink Floyd - The Wall ? Ele era o protagonista do filme) no dia 13 de julho de 1985 organizou o Live Aid, um show com simultâneo em Londres, Inglaterra e Filadélfia (nos EUA) com o objetivo de ajudar as vítimas da fome na Etiópia. Para isso, ele chamou e marcaram presença artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath. Olha só o time que ele conseguiu reunir. E a BBC transmitiu tudo ao vivo para o mundo todo. 20 depois, em 2005, ele repetiu a dose, com o Live 8, dessa vez com show em mais países e com o objetivo de pressionar os líderes do G8 (grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia) para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.
Fique ligado, teremos mais matérias sobre o ROCK em comemoração ao DIA DO ROCK. Será durante a semana toda - de 12 a 18 de julho. Rock and Roll na veia.
Aqui na Rádio Núcleo Base - a Rádio Rock and Roll até os ossos.
Aqui na Rádio Núcleo Base - a Rádio Rock and Roll até os ossos.
2 comentários:
Eu ja comecei o dia comemorando. Era meia noite e meia e eu ainda estava tocando Rock N Roll !!! Longa vida ao Rock !!!
Ótima Matéria. Interessante saber sobre o Rock. Muito boooommmm
Postar um comentário