OSCAR 2011, dia 27 de fevereiro, domingo, a partir das 22h (horário de Brasília). O que esperar este ano? Quem deve levar as estatuetas? Você concorda com as indicações? Você chegou a assistir os filmes indicados (ou sabe quais são eles)? Quer ver os traillers deles rapidamente? Então, vamos lá - tentar responder as perguntas. Tem até termômetro para "prever" os filmes ganhadores. "So, the Oscar goes to ..."
Este é o ano 83 do Oscar. Muita gente já passou pelo tapete vermelho. Na minha modesta opinião, muitos filmes realmente mereceram as estatuetas (alguns até estão em minha lista Top 10) mas outros não. E este ano? Quais são os filmes, atores, diretores e categorias indicados?
Vamos começar pelos filmes e seus traillers:
Indicados a MELHOR FILME:
CISNE NEGRO
Supense com Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel. No filme, Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Grandes chances de Natalie Portman levar a estatueta de melhor atriz pelo filme.
O VENCEDOR
O Vencedor" (The Fighter) tem Mark Wahlberg e Christian Bale nos papéis de dois meio-irmãos envolvidos no mundo do boxe. O filme conta a história de Micky Ward (Wahlberg), que tem de superar não apenas os obstáculos do ringue, mas a presença poderosa de Dickie (Bale) e de sua mãe dominadora (Melissa Leo). Ele vai encontrar forças para superar os obstáculos iniciais no relacionamento com a namorada (Amy Adams). Inspirado em personagens reais. É a cinebiografia do boxeador Mickey "Irish" Ward, um dos maiores nomes do esporte nos anos 80. Direção de David O. Russell.
A REDE SOCIAL
Com Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Brenda Song, Justin Timberlake, Rooney Mara, Joseph Mazzello, Malese Jow, Shelby Young, Max Minghella, Adina Porter, Trevor Wright, Dakota Johnson, Caleb Landry Jones, Cherilyn Wilson. Um dos filmes mais atuais com um tema que está presente na vida de muitos. Sobre o famoso Facebook. Você tem conta lá? Nós temos ... No outono de 2003, Mark Zuckerberg (gênio em programação de computadores) se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova idéia: uma rede social global (que virou em uma revolução na comunicação) - o Facebook. Para vocês terem idéia da magnitude dessa idéia, Mark Zuckerberg se tornou o mais jovem bilionário da história, em apenas seis anos (e 500 milhões de amigos). Mas o sucesso trouxe complicações pessoais e legais para ele. Do diretor David Fincher e do roteirista Aaaron Sorkin, A Rede Social é um filme que prova que não é possível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos. O filme é baseado no livro "The Accidental Billionaires" escrito por Ben Mezrich.
127 HORAS
127 Horas conta a história baseada em fatos reais do alpinista Aron Ralston (James Franco), que luta por sua sobrevivência após uma rocha cair sobre seu braço e aprisioná-lo em um isolado cânion em Utah. Após cinco dias lutando contra os elementos naturais e seus próprios demônios; ele mostra a coragem para encontrar a forma de soltar-se, descer por uma encosta de vinte metros de altura e caminhar por mais de doze quilômetros até ser resgatado. Filme forte. A cena de mutilação já causou epilepsia, segundo alguns doutores, e pode provocar desmaios. É realmente forte. Com James Franco, Lizzy Caplan, Kate Mara, Amber Tamblyn, Clémence Poésy, Kate Burton, Darin Southam, Elizabeth Hales, Patrick Gibbs.
BRAVURA INDÔMITA
Remake de 1969. Mattie Ross (Hailee Steinfeld), após a morte de seu pai, contrata por cem dólares, o xerife "Rooster" Cogburn (Jeff Bridges) para caçar e capturar o assassino. Ela exige fazer parte desta jornada para ter certeza que seu objetivo será alcançado. Faroeste de volta as telonas.
O DISCURSO DO REI
Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce). Elenco de primeira categoria: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Geoffrey Rush, Michael Gambon. Forte candidato a estatueta.
MINHAS MÃES E MEU PAI
Nic (Anette Benning) e Jules (Julianne Moore) são lésbicas e têm um casamento estável. Só que a relação delas é mexida de cabeça para baixo quando seus filhos, Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson), resolvem trazer Paul (Mark Ruffalo), o pai, doador de esperma, de volta para suas vidas. As coisas, evidentemente, ficam cada vez mais complicada quando Jules se envolve-se com Paul. Possibilidade de estatueta para Anette Benning - concorrente direta de Natalie Portman. Com Mia Wasikowska, Mark Ruffalo, Julianne Moore, Josh Hutcherson, Annette Bening, Yaya DaCosta, Kunal Sharma, Rebecca Lawrence, Amy Grabow, Eddie Hassell, Joaquín Garrido, Joseph Stephens Jr. O longa é baseado na canção The Kids Are All Right, do grupo The Who e teve a melhor média de renda por sala de uma estreia nos Estados Unidos.
INVERNO DA ALMA
Ree Dolly (Jennifer Lawrence), aos 17 anos, sai em busca de seu pai, já que ele usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios. Com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos, e ainda talvez precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree arrisca sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e começa a juntar a verdade sobre seu pai. Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Dale Dickey, Lauren Sweetser, Ashlee Thompson e Tate Taylor. Já é um grande vencedor. O filme já venceu: Gotham Awards em 29/11 (importante evento para o cinema independente), Prêmio do Júri no Festival de Sundance, Waldo Salt Screenwriting Award no Festival de Sundance, C.I.C.A.E. Award durante o Festival de Berlim, Reader Jury of the "Tagesspiegel" no Festival de Berlim. Agora, falta vencer o Oscar.
TOY STORY 3
Talvez o mais divertido de todos os concorrentes. Quem acompanhou toda a série, sabe do que estou falando. Woody (dublado por Tom Hanks), Buzz (dublado por Tim Allen) e toda a turma estão de volta às telonas, quando Andy se prepara para ir para a faculdade e seus brinquedos vão parar numa… creche! Com as crianças capetas e destruidoras, eles tem que fugir da creche. Com o lema todos por um e um por todos, embarcam nesta aventura, com muitos rostos novos - alguns de plástico, outros de pelúcia, e até mesmo o Ken acompanhante da Barbie, Ken (dublado por Michael Keaton), Espeto (dublado por Timothy Dalton), e um ursinho de pelúcia rosa com cheiro de morango, chamado Lotso Ursinho Fofo (dublado por Ned Beatty). Não deve levar a estatueta de melhor filme, mas com certeza, deve ser assistido, porque é um ótimo filme para toda a família.
A ORIGEM
Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração, o roubo de segredos valiosos das profundezas do inconsciente durante o sono com sonhos, quando a mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb o tornou peça fundamental no traiçoeiro mundo da espionagem industrial, mas também o tornou um fugitivo internacional e ele perdeu tudo o que mais amava. Agora, Cobb tem sua chance de redenção, um último trabalho que pode dar-lhe sua vida de volta se ele conseguir o impossível - inserção. Ao invés do roubo perfeito, Cobb e sua equipe de especialistas têm que obter o inverso: sua tarefa não é roubar uma ideia, mas plantar uma. Se eles conseguirem, terão o crime perfeito. Mas nem todo seu planejamento poderia prepará-los para um perigoso inimigo que parece prever cada movimento da equipe. Um inimigo que apenas Codd consegue enfrentar. Inteligente e tenso. Forte concorrente a estatueta. Com Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, Michael Caine, Tom Berenger. Roteiro de Cristopher Nolan - que pode e deve levar a estatueta na categoria.
TODAS AS OUTRAS CATEGORIAS
Melhor ator
Jesse Eisenberg – A Rede Social
Colin Firth – O Discurso do Rei
James Franco – 127 Horas
Jeff Bridges – Bravura Indômita
Javier Bardem – Biutiful
Melhor atriz
Nicole Kidman – Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence – Inverno da Alma
Natalie Portman – Cisne Negro
Michelle Williams – Blue Valentine
Annette Bening – Minhas Mães e meu Pai
Melhor ator coadjuvante
Christian Bale – O Vencedor
Jeremy Renner – Atração Perigosa
Geoffrey Rush – O Discurso do Rei
John Hawkes – Inverno da Alma
Mark Ruffalo – Minhas Mães e meu Pai
Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams – O Vencedor
Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei
Jacki Weaver – Animal Kingdom
Melissa Leo – O Vencedor
Hailee Steinfeld – Bravura Indômita
Melhor diretor
Darren Aronovsky – Cisne Negro
David Fincher – A Rede Social
Tom Hooper – O Discurso do Rei
David O. Russell – O Vencedor
Joel e Ethan Coen – Bravura Indômita
Melhor longa animado
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico
Toy Story 3
Melhor filme em lingua estrangeira
Biutiful
Fora-da-Lei
Dente Canino
Incendies
Em um Mundo Melhor
Melhor direção de arte
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita
Melhor fotografia
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita
Melhor figurino
Alice no País das Maravilhas
I am Love
O Discurso do Rei
The Tempest
Bravura Indômita
Melhor montagem
Cisne Negro
O Vencedor
O Discurso do Rei
A Rede Social
127 Horas
Melhor documentário
Lixo Extraordinário
Exit Through the Gift Shop
Trabalho Interno
Gasland
Restrepo
Melhor documentário em curta-metragem
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers no More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang
Melhor trilha sonora
Alexandre Desplat – O Discurso do Rei
John Powell – Como Treinar o seu Dragão
A.R. Rahman – 127 Horas
Trent Reznor e Atticus Ross – A Rede Social
Hans Zimmer – A Origem
Melhor canção original
“Coming Home” – Country Strong
“I See the Light” – Enrolados
“If I Rise” – 127 Horas
We Belong Together – Toy Story 3
Melhor Maquiagem
O Lobisomem
Caminho da Liberdade
Minha Versão para o Amor
Melhor Curta-metragem de animação
Day & Night
The Gruffalo
Let’s Pollute
The Lost Thing
Madagascar, Carnet de Voyage
Melhor Curta-metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143
Melhor Edição de som
A Origem
Toy Story 3
Tron – O Legado
Bravura Indômita
Incontrolável
Melhor Mixagem de som
A Origem
Bravura Indômita
O Discurso do Rei
A Rede Social
Salt
Melhor Efeitos especiais
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I
Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2
Melhor Roteiro adaptado
A Rede Social
127 Horas
Toy Story 3
Bravura Indômita
Inverno da Alma
Melhor Roteiro original
Minhas Mães e meu Pai
A Origem
O Discurso do Rei
O Vencedor
Another Year
Clique aqui e veja quem vai entrar para apresentar o que, e em que ordem, e o roteiro da festa do Oscar. Clicando aqui você verá o termômetro do Oscar, de acordo com o currículo de cada filme, que aponta os possíveis vencedores de maneira lógica, de acordo com os prêmios já vencidos. Muito interessante. No site G1 também, tem as chances de cada (clique para ver) Ator e Atriz.
E para finalizar a noite, depois de encerrada a festa, o jantar servirá estatuetas de salmão e chocolate.
Você assistiu algum dos filmes? O que você achou das indicações? Quem você acha que leva o prêmio? Faltou algum filme ser indicado? Diga o que você pensa sobre o assunto, comente. O microfone é seu ... Seus comentários serão muito apreciados.
Por Cristofer Duff para a coluna Cinema Base, da Rádio Núcleo Base - a rádio diferente ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário