METAL - Rolo Compressor - com Pedro Humangous - 23/06/2010

Pedro Humangous no Rolo Compressor
23/06/2010

"Ouvidos Metálicos"
 
Mas afinal, de onde vem essa paixão pelo Heavy Metal? Como começamos a gostar desse estilo tão amado e tão odiado? Realmente para ouvidos "virgens" é difícil entender como alguém pode gostar de um som tão veloz, extremo, com vocais muitas vezes berrados e urrados. Ou como a maioria leiga gosta de dizer: parece que o cara está vomitando! Como minha primeira matéria para a Rádio Nucleo Base, pretendo mostrar como comecei a ouvir Metal e tentar explicar como nossos ouvidos apreciam tal estilo musical. Espero que gostem!
 
Tudo começou em 2003, ano que eu ainda morava no Rio de Janeiro. Ao passar por um camelô na rua, vejo o lançamento do ano exposto na barraca do indivíduo: Iron Maiden! O álbum em questão era o "Dance Of Death". Lembro que todos meus colegas de infância ouviam esse tal de Iron Maiden, mas confesso que nunca tinha dado muita bola...resolvi então dar uma chance e comprei o tal CD pirata. Chegando em casa, fiquei assustado com tais melodias e refrões marcantes da Donzela de Ferro! Foi paixão a primeira vista! Rodei a bolacha até fazer furo de tanto ouvir diariamente! Após alguns dias, fui correndo ao shopping mais próximo procurar mais material da banda! Foi aí que comecei meu vício por colecionar material de Heavy Metal original e foi a partir desse momento que eu entrava de cabeça na música pesada!

Junto com os amigos, fomos descobrindo as bandas de metal melódico como Blind Guardian, Angra, Stratovarius e Rhapsody. Eu fiquei pasmo por saber que existiam bandas tão incríveis há tanto tempo e eu não sabia! Essa fase inicial de descobertas é realmente incrível! Esse som mais leve das bandas citadas, é ótimo para quem quer começar a ouvir Metal. Os vocais são mais agudos e "audíveis", as guitarras tem menos distorção e as melodias são de fácil assimiliação.

Tudo estava uma maravilha até que me deparo com o som do Slayer...som pesado, solos a velocidade da luz, vocais rasgados...eu pensei comigo: como alguem pode gostar disso? Pura heresia nas minhas palavras! Resolvi baixar um álbum deles, por acaso foi o Reign In Blood, e deixei tocando enquanto navegava na internet...aos poucos fui gostando daquilo e coloquei o CD no "repeat", ouvindo cada vez mais e quando percebi, eu estava curtindo Thrash Metal! Como toda nova descoberta, fui atrás de conhecer melhor o estilo e suas principais bandas. Pra citar apenas as mais conhecidas, eu comecei ouvindo Testament, Destruction, Kreator, Sodom, Overkill, Exodus. Enfim, eu estava bem servido!

Paralelamente a essa nova paixão que descobrí, musicalmente falando, eu buscava mais informações em sites e revistas especializadas. 
Passei a entrar diariamente em sites como o whiplash.netblabbermouth.net e metalstorm.ee
Comecei a participar de fóruns também e discutir com outras pessoas sobre o assunto. Entrei no Forum Cifraclub do Terra e no Metal Na Veia, na qual participo até hoje! Aliado aos sites, passei a comprar mensalmente as revistas Valhalla, Rock Brigade e Roadie Crew, afinal, onde eu iria consumir Heavy Metal quando estivesse fora do computador?

E assim fui aprendendo cada vez mais, conhecendo mais bandas de diversos estilos e dos mais diferentes países. Passei a comprar cds nacionais e importados, aumentando mês a mês minha modesta coleção de DVDs e CDs originais.

Hoje em dia ouço bandas cada vez mais pesadas, e novos rótulos para as bandas surgem a cada dia, portanto resumo dizendo que ouço apenas Heavy Metal, ou mais precisamente Metal Extremo. Todos sabemos que na música vivemos "fases", onde ouvimos mais determinado estilo uma época e depois mudamos para outro estilo e assim por diante. Já estive na fase do Power Metal, do Prog Metal, do Thrash, Death, Melodic Death, Metalcore, Deathcore...Seja qual for sua fase, o importante é sempre curtir o bom e velho Heavy Metal!
 
Por Pedro Humangous. Saiba mais sobre mim, clicando aqui.

Confiram a lista dos links citados - os vídeos:

6 comentários:

Cristofer Duff disse...

Excelente matéria! Se você ainda não curte metal, DEVE sim colocar em prática. Parabéns Pedro Humangous. E vejam mais no blog dele também ...

Unknown disse...

muito boa a entrevista do Pedrão!
é isso ae! o importante é curtir o bom e velho METAL EXTREMO! \m/

Abraços a todos os metaleiros!

Denison y FRONTAL

Cristofer Duff disse...

Ótima matéria. Parabéns !!!

Pedro Humangous disse...

Valeu demais pela força galera! Muito obrigado pelos elogios! Em breve mais matérias por aqui e muita coisa diariamente no meu blog pessoal! Grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Revirando a net me deparei com a chamada para esse seu artigo. Gostei muito. Sou fã de metal e sei como eh a primeira vez. vlw. Mateus.

itamar disse...

bahhhh que show cara ,viva o metal na veia de todos nos ,eu comecei com nirvana achando que era metal hahahahahah logo veio sepultura,dai pirei ouvindo pantera hehehehheehh ,dai morbid angel , deicide ,e krizium sacramentaram meu destino metaleiro !!!!! parabens pela materia e tamo junto na barulheira ! valeu meu amigo cris duff yeahhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário



Radio Nucleo Base

↑ Veja as Noticias que rolam na Radio Nucleo Base - a radio diferente...

» NB News